Não tem mais como negar as organizações Globo vivem uma grande crise, capitaneada pela Rede Globo que vem amargando problemas com fracassos na sua programação e crescente antipatia do público em geral com a emissora carioca. Não bastasse isso, existe o pouco divulgado caso de sonegação fiscal e a evasão de divisas para o HSBC na Suíça, feita pelos os donos da emissora e até mesmo por atores renomado das novelas e apresentadores, pessoas como Maitê Proença, Claudia Raia, Ney Latorraca e Jô Soares.
A Globo por muitos anos ditou regras e tendências no país, mas hoje com o advento da internet cada vez mais as pessoas estão percebendo que a emissora manipula as informações que noticia, e por mais que possa parecer improvável, a emissora e outras empresas do grupo podem estar com seus dias contados.
Listamos alguns problemas que a Globo enfrenta:
1. Queda de Audiência
As mídias tradicionais em geral ano a ano estão perdendo espaço para a profusão de informações que as pessoas tem acesso através da internet, começou com os jornais impressos e agora está atingindo as redes de televisão em geral . No caso da Globo, seu principais produtos que são o Jornal Nacional e Novelas observa-se uma queda gradativa, constante e irreversível da audiência e que acreditasse estar migrando para as mídias online e mais interativas. O formato pronto e engessado dos produtos televisivos que são entregues para os consumidores, perde força cada vez mais que a cultura da interação é disseminada.
2. Perda de Credibilidade
O ativo mais valioso de uma empresa que trabalha com comunicação e informação é a credibilidade, para que os consumidores de seu conteúdo possam se manterem fieis as noticias que são exibidas na Rede Globo ela precisa, demonstrar isenção e transmitir ao telespectador uma clareza dos fatos para que ele não se sinta manipulado, ou pelo menos não perceba. Mas muitas pessoas vem deixando de assistir a emissora carioca definitivamente, porque já perceberam que não existe isenção e muita, mas muita manipulação e não admitem mais a Globo tentando conduzir o que devemos ou não saber.
3. Problemas Financeiros
Com a perda de audiência, começa a perda de anunciantes, com a perda de anunciantes vem os problemas financeiro. Recentemente uma auditoria feita pela Price Waterhouse Coopers - Auditores Independentes, assinado por William J. N. Graham, revelou que a Globo acumula uma dívida de mais de US$ 3.583.000.000,00 (três bilhões e quinhentos e oitenta e três bilhões de dólares), que nos valores de hoje da mais de 10 bilhões de reais, através de recursos próprios é impossível a Globo se livrar desta dívida, apenas através de alguma intervenção governamental, via empréstimos no BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil. Resta saber se o poder público estará disposto, do contrário a falência é iminente.
4. Escândalo do HSBC
Tão revoltante quanto o escândalo da Petrobrás é o escândalo do HSBC, que nunca veremos na mídia com tanto destaque porque envolve os donos de empresas como a própria Rede Globo, a Bandeirantes e jornais como a Folha de São Paulo, todos esses meios de comunicação conclamam e bravateiam que é preciso lutar contra a corrupção que é um escândalo para o país estarmos omissos a tanta roubalheira na estatal do petróleo e que o governo deve pagar por isso e nada dizem da evasão de divisas, para contas na Suíça de forma ilícita por parte dos donos dos conglomerados de mídia e até alguns formadores de opinião como atores e atrizes da Globo e apresentadores. Estima-se que são 8.667 contas num total de 7 bilhões de dólares sonegados. Não é pouco dinheiro não e nada fica a dever ao escândalo da Petrobrás.
5. O fim do monopólio do futebol
Hoje o principal produto e que da mais lucro a Rede Globo é o futebol, por isso ela não titubeia em usar de truculência para impedir que qualquer um ameace a sua galinha dos ovos de ouro, mas as coisas nunca estão tão ruins que não possam piorar, apesar de ter a exclusividade de transmissão nos principais campeonatos brasileiros, Copa do Mundo e preferência da seleção brasileira, o fiasco da última Copa parece que anunciava o fim do monopólio da rede globo em seu último reduto. A Fox em presa americana de mídia pertencente ao milionário americano Rupert Murdoch mostrou claro interesse em tirar o monopólio da Globo e já demonstrou que o problema dele não será dinheiro se esse for o empecilho para ele lucrar com o futebol no país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário