Testes de personalidade servem para várias intenções e todos temos curiosidade para nos conhecer melhor. Os testes são bastante sérios, tanto que são usados nas empresas para contratar pessoas. Eles não servem para eliminar ninguém, como muitos pensam. Na realidade, o que eles fazem é o analista de recursos humanos conhecerem melhor os candidatos e então verificar se o mesmo está apto a ocupar aquele cargo naquela empresa. Isso de não passar no teste de personalidade não existe! Mas não é somente para entrar numa empresa que os testes de personalidade servem. Se conhecer melhor sempre é bom e chegou a sua vez. Nos baseamos para fazer esse artigo na técnica que dizem que chama-se structure settlements
. O princípio do questionário de personalidade (structure settlements) é simples: responder perguntas, sejam múltiplas escolhas, respostas objetivas ou ainda subjetivas, a partir de imagens. Não se surpreenda se algumas perguntas parecem não ter relação direta com suas habilidades profissionais ou que você não entenda o motivo ou as imagens dos testes. Muitas vezes, esse tipo de questionário chega no início do processo de recrutamento, caso o teste seja para este fim.
Existem testes como o Teste de Rorschach, que só podem ser aplicados por psicólogos, em situações controladas e corrigidos pelos mesmos profissionais. Não espere encontrar este tipo de teste para fazer na internet, pois nenhum profissional de verdade os aplicaria. Se você ver uma imagem como a que colocamos abaixo, já fique sabendo que só um psicólogo poderá aplicar este teste.
Responda com toda atenção e verá que muitas das dúvidas que você tem serão respondidas. Você irá se conhecer muito melhor e poderá fazer o que quiser com estas informações, inclusive se sair bem melhor nos testes quando for procurar emprego.
Fonte: S'entraîner aux tests de sélection, éditions l'Etudiant.
Obs: Este blog não se responsabiliza por informações e resultados dos testes e nem pelo nome deles como o "structure settlements"
Postar um comentário